Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades Complementares
Início do conteúdo da página

Atividades Complementares

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 16h28 | Última atualização em Segunda, 17 de Março de 2025, 10h23 | Acessos: 370

As Atividades Complementares são uma parte essencial da formação acadêmica, proporcionando experiências diversificadas que aproximam o aluno da realidade profissional e do mercado de trabalho. Elas são divididas em quatro categorias: Ensino, Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social.

Acesse o Manual de Submissão de Atividades Complementares.

 

Qual a carga horária mínima total?

A carga horária mínima total de atividades complementares que devem ser apresentadas varia de acordo com o currículo do curso:

Currículo 2010: 60 horas.

Currículo 2021: 120 horas.

Verifique no seu histórico acadêmico qual currículo está vinculado à sua matrícula.

 

Quais os tipos de Atividades Complementares?

Cada tipo de atividade possui uma carga horária máxima.

As atividades complementares são classificadas em quatro áreas:

Ensino:

Participação em eventos acadêmicos (congressos, seminários, palestras, etc.).

Atividades institucionais (Monitoria, PET), estágio não obrigatório, disciplinas optativas excedentes.

Preparação para o Enade, Participação como ouvinte de TCC, entre outras.

Pesquisa:

Participação em programas de iniciação científica.

Publicação de artigos científicos.

Participação em projetos de pesquisa.

Extensão:

Participação em projetos de extensão (PACE, Rondon, etc.).

Organização de eventos técnicos ou científicos.

Responsabilidade Social, Culturais e Artísticas:

Participação em atividades voluntárias.

Doação de sangue.

Participação em atividades culturais (shows, peças teatrais, etc.).

 

Acesse as listas com os tipos de atividades:

Litas de Tipos de Atividades Complementares
Currículo 2010 Currículo 2021

 

Como solicitar?

1) Reúna os Documentos Comprobatórios:

Certificados, declarações, relatórios, ou outros documentos que comprovem a realização das atividades.

2) Verifique a carga horária máxima permitida para cada tipo de atividade na tabela disponível no manual.

E certifique-se de que você possui a carga horária mínima total de Atividades Complementares exigida para o seu currículo.

3) Acesse o formulário correspondente ao seu currículo:

Formulários de Atividades Complementares
Currículo 2010 Currículo 2021

4) Preencha os dados solicitados.

5) Anexe todos os comprovantes em formato pdf.

5) Envie o formulário e aguarde a análise do Departamento.

 

Análise

Após o envio, a Comissão de Atividades Complementares avaliará sua solicitação.

Em caso de pendências ou necessidade de correções, você será contatado pelo e-mail informado no formulário.

O resultado será atualizado no seu histórico acadêmico, conforme prazos divulgados semestralmente.

 

Modelos

Faça o donwloiad dos arquivos a seguir para utilizar os modelos disponibilizados:

Modelos
Lista de presença em defesa de TCC Relatório de Visita técnica Resenha de filme Resenha de livro Sugestões de filmes Sugestões de livros

 

Observações importantes

Veracidade das Informações: As informações e documentos apresentados devem ser verdadeiros. Falsificações ou adulterações podem resultar em processos judiciais e disciplinares, incluindo a expulsão do curso.

Carga Horária Máxima: Cada tipo de atividade possui um limite de carga horária que pode ser aproveitada. Consulte a lista de atividades para evitar exceder os limites.

Prazo de Envio: Respeite os prazos estabelecidos para o envio da documentação. Solicitações fora do prazo não serão avaliadas.

Ferramenta para Juntar PDFs: iLovePDF.

Acesse o Manual de Submissão de Atividades Complementares.

Faça o upload dos documentos comprobatórios em formato pdf no formulário virtual.

Verifique se os documentos estão legíveis e completos.

O formulário online é a única forma de solicitação. Não serão aceitos pedidos enviados por e-mail ou presencialmente sem o preenchimento do formulário.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Administração.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página