Aceleração de Estudos
A Aceleração de Estudos é um processo que permite ao aluno abreviar a duração do curso de graduação, desde que demonstre extraordinário aproveitamento nos componentes curriculares (disciplinas) previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Esse processo é regulamentado pela Resolução n. 038/2015-CONSEPE e deve ser solicitado exclusivamente por meio de um formulário virtual, disponibilizado pelo Departamento de Administração.
Quem pode solicitar?
Alunos regularmente matriculados na UFAM.
Alunos dispostos a comprovar extraordinário aproveitamento em disciplinas do curso, por meio de avaliação específica realizada por uma Banca Examinadora Especial.
Como funciona?
O aluno solicita a aceleração de estudos para uma ou mais disciplinas.
Uma Banca Examinadora Especial, composta por 3 professores, avaliará o conhecimento do aluno por meio de uma prova específica.
Se aprovado, o aluno terá a disciplina considerada como concluída, com a menção "Extraordinário Aproveitamento" no histórico escolar.
Como solicitar?
1) Acesse o formulário virtual disponível aqui (link para o formulário).
Formulário de Aceleração de Estudos |
Acesse o Formulário |
2) Preencha todos os campos obrigatórios, incluindo:
Disciplinas: Indique as disciplinas para as quais deseja solicitar a aceleração.
Justificativa: Descreva os motivos da solicitação.
Documentação: Anexe os documentos necessários: Histórico escolar analítico atualizado; RG e CPF.
3) Envie o formulário e aguarde a análise do Departamento.
Critérios para aprovação
O aluno deve alcançar nota mínima de 9,0 na avaliação realizada pela Banca Examinadora Especial.
A prova abrangerá todo o conteúdo programático da disciplina.
Em caso de reprovação, o aluno não poderá solicitar nova avaliação para a mesma disciplina.
Prazos
O processo de aceleração de estudos deve ser concluído em até 60 dias.
O aluno será informado sobre a data, local e critérios da avaliação com antecedência mínima de 7 dias.
Em caso de recursos, o aluno pode recorrer à Câmara de Ensino de Graduação.
Observações importantes
Faça o upload dos documentos comprobatórios em formato pdf no formulário virtual.
Verifique se as disciplinas solicitadas estão previstas no PPC do seu curso.
O formulário online é a única forma de solicitação. Não serão aceitos pedidos enviados por e-mail ou presencialmente sem o preenchimento do formulário.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Administração.
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