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Aceleração de Estudos

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 16h09 | Última atualização em Terça, 25 de Março de 2025, 19h06 | Acessos: 360

A Aceleração de Estudos é um processo que permite ao aluno abreviar a duração do curso de graduação, desde que demonstre extraordinário aproveitamento nos componentes curriculares (disciplinas) previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Esse processo é regulamentado pela Resolução n. 038/2015-CONSEPE e deve ser solicitado exclusivamente por meio de um formulário virtual, disponibilizado pelo Departamento de Administração.

 

Quem pode solicitar?

Alunos regularmente matriculados na UFAM.

Alunos dispostos a comprovar extraordinário aproveitamento em disciplinas do curso, por meio de avaliação específica realizada por uma Banca Examinadora Especial.

 

Como funciona?

O aluno solicita a aceleração de estudos para uma ou mais disciplinas.

Uma Banca Examinadora Especial, composta por 3 professores, avaliará o conhecimento do aluno por meio de uma prova específica.

Se aprovado, o aluno terá a disciplina considerada como concluída, com a menção "Extraordinário Aproveitamento" no histórico escolar.

 

Como solicitar?

 1) Acesse o formulário virtual disponível aqui (link para o formulário).

Formulário de Aceleração de Estudos
Acesse o Formulário

 

2) Preencha todos os campos obrigatórios, incluindo:

Disciplinas: Indique as disciplinas para as quais deseja solicitar a aceleração.

Justificativa: Descreva os motivos da solicitação.

Documentação: Anexe os documentos necessários: Histórico escolar analítico atualizado; RG e CPF.

 

3) Envie o formulário e aguarde a análise do Departamento.

 

Critérios para aprovação

O aluno deve alcançar nota mínima de 9,0 na avaliação realizada pela Banca Examinadora Especial.

A prova abrangerá todo o conteúdo programático da disciplina.

Em caso de reprovação, o aluno não poderá solicitar nova avaliação para a mesma disciplina.

 

Prazos

O processo de aceleração de estudos deve ser concluído em até 60 dias.

O aluno será informado sobre a data, local e critérios da avaliação com antecedência mínima de 7 dias.

Em caso de recursos, o aluno pode recorrer à Câmara de Ensino de Graduação.

 

Observações  importantes

Faça o upload dos documentos comprobatórios em formato pdf no formulário virtual.

Verifique se as disciplinas solicitadas estão previstas no PPC do seu curso.

O formulário online é a única forma de solicitação. Não serão aceitos pedidos enviados por e-mail ou presencialmente sem o preenchimento do formulário.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Administração.

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